Você já tomou anti-inflamatório alguma vez na vida?
Acredito que a maioria das pessoas responderá que SIM! Os anti-inflamatórios são medicamentos amplamente utilizados para alívio de dor/inflamação.
Diclofenaco, Cetoprofeno, Ibuprofeno, Piroxicam, Meloxicam, Nimesulida, Naproxeno e Celecoxibe estão entre os mais utilizados.
Como possuem uma boa ação analgésica e são vendidos sem prescrição médica, o abuso deste tipo de medicação é frequente e é ai que mora o perigo!

Os anti-inflamatórios têm um potencial tóxico aos rins, podendo causar diversos tipos de lesão renal:

1. Injúria Renal Aguda: Por redução do fluxo sanguíneo para as áreas que fazem a filtração dentro dos rins.

2. Nefrite Intersticial Aguda: Neste tipo de lesão o paciente pode começar a perder muita proteína na urina e evoluir com inchaço generalizado.

3. Doença Renal Crônica: O uso prolongado ou recorrente aumenta o risco do paciente desenvolver lesões irreversíveis.

Nesses 2 anos como Nefrologista, conheci diversos pacientes que perderam a função de seus rins por abuso de anti-inflamatórios! A maioria deles usava para tratar dores crônicas ocasionadas por artrose ou gota.
Isso não significa que todos devem evitar completamente os anti-inflamatórios. Eles podem ser seguros quando usados ocasionalmente em pessoas jovens sem problemas de saúde.
No entanto, pacientes idosos com doenças preexistentes, como doença renal crônica, hipertensão arterial ou diabetes, correm maior risco de desenvolver complicações renais ao tomá-los.
Por isso, nada de ficar se automedicando por aí, combinado?